Previsão do Tempo

Terça-feira

 

MIN

15º

MÁX

30º

Meu Espaço


esqueci minha senha

Aguarde, carregando...
Aguarde, carregando...

Você está em: Principal > Link Informa > Importância da topografia para a obra por Liércio F. Motta

Link Informa

 

19


Jul

Importância da topografia para a obra por Liércio F. Motta


O profissional gabaritado Liércio F. Motta Jr. com toda a sua experiência, afirma que para a execução de um bom projeto, a primeira etapa é solicitar um serviço de levantamento topográfico do terreno, até porque, 80% dos problemas na etapa de execução, estão relacionados a erros não solucionados nas etapas do projeto.

 


A topografia fornece as informações sobre a área de implantação. Um bom levantamento topográfico resulta numa maior e mais precisa gama de informações essenciais ao projeto. Significa descrição exata e detalhada de um lugar, determinando as dimensões, elementos existentes, desníveis, acidentes geográficos. Por principal objetivo representar graficamente, através da planta de levantamento topográfico, todas as características de uma área, incluindo o relevo, curvas de nível, perfil longitudinal, seções transversais, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, acidentes geográficos. Dessa forma torna-se uma atividade fundamental tanto na etapa do projeto quanto na execução da obra.

"Vale mais investir um pequeno valor para ter a certeza do que investir um grande valor na incerteza".


A planta topográfica deve ser executada através da utilização de equipamentos de alta precisão e sempre com certificado de aferição válido, e obedecer as normas técnicas e a boa prática de execução em campo, afirma Liércio.

 

 

A partir da análise das etapas da construção constata-se que esta atividade envolve o espaço urbano e social. O levantamento topográfico não serve somente para ter a certeza da metragem de uma determinada área, considerando todos os elementos existentes no local, ou seja, meio fios, arruamentos internos, alinhamentos de muros e cercas, árvores, caixas de drenagem, postes, entre outros. Com o levantamento planialtimétrico em mãos o projetista Liércio tem perfis longitudinais e seções transversais precisas, representativas e de fácil visualização ajudando na avaliação não somente do preço, se o projeto será viável financeiramente.

 


Na fase de execução da obra, a topografia serve de instrumento técnico para evitar erros e os seguintes serviços fazem parte dela: Demarcação dos limites do terreno, locação de nivelamento dos furos de sondagem, demarcação do esquadro da obra, locação de estacas, locação de pilares, nivelamento do terreno, acompanhamento das prumadas dos pilares, nivelamento dos pisos e lajes, marcações das áreas de lazer e jardim, modificação da obra, entre outros.

A topografia se faz presente durante todas as etapas do processo construtivo desde o projeto até finalização. Daí sua vital importância agregada ao custo benefício já que a topografia consome entre 5% a 7% dos gastos da fase de projeto.

 

Com as dicas acima o profissional da área, Liércio F. Motta Jr. mostra a importância da topografia na execução de um projeto e mostra alguns detalhes que podem passar despercebidos.

 

"Antes de comprar, construir, demarcar, cercar, murar ou projetar, consulte um profissional da área de topografia, evite cometer erros."

 

 




Cadastre-se Gratuitamente

Aqui você encontra tudo que precisa para reparar, reformar e construir. Você que é um profissional da construção, cadastre-se e seja encontrado!




Link Construção

Todos os Direitos Reservados 2014

receba nossa newsletter


Link Construção Serviços de Informação na Internet LTDA


CNPJ: 15.535.943/0001-96

End.: Avenida Barão do Rio Branco, 2985, sl 603 - Juiz de Fora/MG

(32) 3236-5745   

contato@linkconstrucao.com